Padrões de Nomenclaturas no Java
Boas práticas que tornam programas mais fácil de serem compreendidos
A linguagem do Java possui convenções e boas práticas que tornam os programas mais compreensíveis e fácil de serem lidos. Abaixo serão abordados alguns padrões:
📦Package (Pacote)
Para nomear pacotes se utiliza primeiro de um prefixo que deve ser um dos nomes de domínio de nível superior, por exemplo, com, edu, gov, net, org ou um código de duas letras da especificação, ISO 3166 de 1981 que regulamenta códigos para cada país, no caso do Brasil é o br.
Os demais componentes que integram o nome do pacote variam de acordo com empresas e convenções internas, podendo ser divisão, departamento, projeto, etc. Vale ressaltar que todo o nome do pacote é escrito em letras minúsculas.
Vejamos alguns exemplos:
package com.system.oracle.hotel
package br.remarques.tech
package us.amazon.product.alexa.v4
Class (Classe), Interface e Enum (Enumerador)
Nomes de classes devem ser substantivos e iniciados com a primeira letra maiúscula de cada palavra interna. Tente manter seus nomes de classes simples e descritivos. Use palavras inteiras, evite acrônimos e abreviações (a menos que a abreviação seja comum e de fácil entendimento, como URL ou HTML). Exemplos:
class Animal {}
class CapturaImagem {}
class GeradorQRCode {}
Interfaces devem estar em letras maiúsculas como os nomes das classes:
interface TipoImagem {}
interface Animal {}
Os enums seguem o mesmo caminho:
enum Estado {}
enum RegiaoDoPais {}
Os três casos acima tem em comum o uso do padrão PascalCase também conhecido como “upper camel case” ou “capital case”, que combinam palavras colocando todas com a primeira letra maiúscula.
🐫Métodos, Variáveis e Atributos é aplicado o padrão camelCase
Nomes de métodos devem ser verbos, iniciados com letras minúsculas e a primeira letra de cada palavra interna maiúscula. Exemplos:
correr();
correrMaisRapido();
getImagemPlanoDeFundo();
Atributos devem ter nomes de características que façam sentido para a classe:
class Veiculo{
String marca;
String codigoChassi;
}
Nomes de variáveis não devem começar com carácter sublinhado _ ou cifrão $, mesmo que ambos sejam permitidos. Pode ter números, mas não no começo do nome, caracteres especiais como &@!% ou acentos não são permitidos. Devem ser curtos, mas significativos (destinado a indicar a intenção de seu uso).
Devem ser evitados nomes de um caractere, exceto para variáveis temporárias (“descartáveis”). É comum em temporárias usar i, j, k, m e n para números inteiros e c, d, e para caracteres.
float alturaAtual;
for(int i = 0; i < 10 ; i++){} // variável i é temporária
char[] alfabetoBR = {'A', 'B', 'C', 'D'};
for (char c : alfabetoBR) {} // variável c temporária
🐍Constantes é aplicado o padrão de Screaming Snake Case
Em snake case, conhecido também como “underscore case”, utilizamos underline no lugar do espaço para separar as palavras. Quando o snake case está em caixa alta, ele é chamado de “screaming snake case”.
Para declarar variáveis como constantes (seu valor não pode ser alterado) no Java utiliza-se o especificador final, onde o nome da variável deve ser todo em letra maiúscula e palavras separadas por sublinhados _ :
final int IDADE_MINIMA = 4;
final int IDADE_MAXIMA = 999;
final float PI = 3.14159f;
Conclusão
As boas práticas mencionadas nesse artigo quando seguidas de forma apropriada auxilia na compreensão e manutenção de códigos por qualquer desenvolvedor, vale ressaltar que assim como o Java tem suas convenções para nomenclaturas, as demais linguagens de programação também possui as suas, algumas até idênticas a já citadas aqui.
Gostou do conteúdo? Compartilhe, não esqueça de clicar na 👏🏻(claps) isso ajuda ao conteúdo ter uma melhor visibilidade no Medium. Meu muito obrigado e até a próxima.